Pilates de Aparelhos, Solo e Suspenso: a importância de cuidar da postura (Por Iris Costa)

Existem variadas técnicas para se cuidar da postura hoje em dia. Uma das mais conhecidas é o PILATES. Na modalidade com os aparelhos, o aluno se utiliza de molas com intensidades diferentes de acordo com o grau de dificuldade de cada um. No solo, mais famoso pelo uso das bolas suíças, o aluno se utiliza do próprio peso do corpo. Já o Pilates Suspenso veio como uma técnica inovadora e lúdica para os praticantes ou iniciantes. Com os pés fora do chão , os movimentos dependem muito mais de força e equilíbrio para se conseguir um movimento perfeito.
20160224_141920_resized
PILATES e as CRIANÇAS

O Pilates pode ser perfeitamente praticado pelas crianças. Em geral, após os 7 anos quando ela já tem um certo domínio do próprio corpo. Obviamente as aulas para as crianças são mais lúdicas e visam, principalmente, o cuidado com a postura. À medida que elas crescem, o objetivo também passa a ser o equilíbrio muscular. Evitando, assim, dores e desvios da coluna, no futuro. O corpo vai ficando mais bonito, mas isso é consequência!

20160223_163521_resizedPILATES e a DOR na coluna

A DOR envolve duas situações importantes: fraqueza muscular e , tardiamente, os desvios da coluna. Ela aparece em consequência de um desequilíbrio muscular. Imaginem um musculo trabalhando mais do que ele aguenta sem ter a força necessária para isso. Aos poucos os músculos de sustentação da coluna vão se ¨entregando¨. A partir daí, os ossos da coluna (vértebras), sustentados por eles , vão cedendo aos famosos desvios da coluna. Algumas delas são conhecidas por: hiperlordose, hipercifose e a escoliose. Assim aparece a dor. Tendões inflamados (tendinites) e problemas na coluna (hérnias de disco, protusões, etc).

O Pilates vem com o objetivo de FORTALECER e ALONGAR esses músculos e , consequentemente, o alívio da dor aparece. Você passa a conseguir ficar mais tempo com a postura correta e sem dor! Esse raciocínio vale para todos os músculos do nosso corpo. Atendo muitos alunos vindo para reabilitação de joelhos e ombro, por exemplo.

20160407_163731_resizedPILATES e FITNESS: corpo mais bonito!

Como fisioterapeuta é impossível eu não enxergar meus alunos como pacientes. Cada um precisando de um cuidado específico. Alunos na mesma faixa etária têm necessidades de fortalecimento diferentes! Claro que a parte ¨fitness¨ é possível com o Pilates. A tonificação da musculatura deixa a aparência dos músculos mais torneada. O corpo fica mais uniforme. Abdômen durinho! Mas, antes de mais nada, o aluno só avança nos exercícios à medida que a dor vai desaparecendo.

IMG_1745(Iris Costa. Fisioterapeuta pós graduada em Terapia Manual e professora de pilates há 12 anos. Proprietária do Studio Iris Costa Pilates. Telefone para contato: 9 91852210.)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA