Madame Capricho: uma história de sucesso nacional, direto de Santa Rita

Vender em marketplaces é uma estratégia que vai muito além da simples geração de lucro para um empresário. O potencial das grandes redes varejistas também ajuda a empoderar pequenos empreendedores, gerando oportunidade e renda nas mais diversas regiões do Brasil.

A Madame Capricho é a prova concreta desse fato. Situada em Santa Rita do Sapucaí, a empresa é conduzida por uma só pessoa e tem conquistado resultados muito expressivos. Para contar essa história de sucesso, conversamos com Ariane Cristina Gomes Juvêncio, 32 anos, proprietária do negócio. Acompanhe!

Ariane – ou Madame do Artesanato, como gosta de ser chamada – descobriu a vocação para as vendas logo no primeiro emprego, aos 14 anos de idade. “Devo muito ao Luiz Eduardo Garcia Borsato (Perê), não só pelo incentivo inicial no primeiro emprego, como nos projetos que empreendi por conta própria. Foi um professor em técnicas gerenciais e de vendas. Até hoje recebo conselhos empresariais importantes e sou muito grata por isso.” Embora tenha começado a carreira no setor privado, Ariane sempre manteve o desejo de se tornar empreendedora. Graças a essa motivação, começou a fabricar e negociar itens de artesanato por conta própria, de modo informal. “Foi um período um pouco complicado, pois trabalhava em casa nas horas vagas, sofri calotes e vi que a atividade não era muito valorizada. Então decidi buscar algo maior, profissional”, relata.
Após a experiência no varejo físico em 2012, Ariane decidiu investir no e-commerce. Aproveitou as fotos que havia produzido para os produtos vendidos e criou uma série de anúncios em um site especializado no comércio de itens artesanais. Paralelamente, iniciou a faculdade de Ciências Contábeis, já de olho na profissionalização.

Ela seguiu nessa jornada até 2015, conquistando resultados um pouco melhores. Mas novos empecilhos a fizeram voltar para a estaca zero. “Precisava conciliar as atividades do negócio com os estudos e a vida pessoal. Naquele ano, eu e meus irmãos lutamos muito contra a doença do meu pai e o perdemos. Percebi que precisava continuar e, aos poucos, recuperei as minhas forças e dei andamento aos projetos. As vendas ainda não estavam tão boas, então vi que ainda havia espaço para melhorar”, conta.

Sem se abalar com as dificuldades que havia enfrentado, Ariane continuou insistindo no objetivo de vender artesanato pela internet. Nesse processo, repensou desde o portfólio de produtos até as estratégias de divulgação.

Ela decidiu começar sem pressa, em um processo gradual de aprendizado. “Fui cadastrando os produtos aos poucos, entendendo a plataforma e realizando vendas pontuais. Depois me empolguei e cadastrei mais de 100 itens”, diz. Em paralelo também recorreu ao apoio do Sebrae para otimizar a gestão do negócio.

Ariane encara o futuro com entusiasmo. Ela planeja ampliar o portfólio de produtos e conquistar maior visibilidade para a marca. “Quero continuar crescendo, pois sei que esse ainda é o começo da jornada para nós”, projeta.

A Madame Capricho trabalhou muito para expandir sua participação nos meios digitais. Com estratégia agressiva de marketing, trabalho focado nos resultados e constante desenvolvimento de seus produtos, registrou um crescimento superior a 200% em um ano e estima ampliação progressiva em 2018. Para isso, busca renovar o seu portfólio a cada dois meses e obter um alcance significativo em todos os estados brasileiros.

Quer se juntar ao time Madame Capricho, propor parcerias ou adquirir seus produtos exclusivos? Entre em contato através do número (35) 9 8423 3249, acesse a página elo7.com.br/madamecapricho ou curta a página no facebook (facebook.com/madamecapricho).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA