Projeto “Conhecer para saber escolher” Uma prática pedagógica diferenciada e bem sucedida

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Delfim Moreira contam com o suporte oferecido pelo projeto intitulado “Conhecer para saber escolher” que teve início com a professora Denise Grillo Magalhães Costa e foi remodelado pela professora de Língua Portuguesa Salete Laranjo, sendo colocado em prática pela comunidade escolar desde 2003.

13179214_962837853835980_1118332096965205675_nSegundo as professoras, atualmente responsáveis pelo projeto que auxilia os estudantes na escolha da profissão por meio de pesquisas, viagens, visitas a universidades, museus, eventos culturais e conhecimento da realidade socioprofissional, o aluno tem a oportunidade de ir além dos muros da escola em busca de novos saberes e direções.

“Conhecer para saber escolher” implica ainda em noções de cidadania, conhecimento de mundo, trabalhando a postura do aluno, o desenvolvimento e a consolidação de várias habilidades que precisam ser adquiridas para a inserção no mercado de trabalho e ingresso na faculdade e/ou em cursos técnicos ou mesmo para o próprio convívio em sociedade.

Dessa forma, o diretor da escola Paulo Cezar Ribeiro, afirma que o projeto apresenta cunho social e ajuda os estudantes a pensarem em questões como as possibilidades de atuação dentro de uma profissão (áreas), regiões que demandam aquele profissional e como se dá na prática o exercício de determinado ofício, sendo assim também, um trabalho que envolve a multidisciplinariedade e permite diversas abordagens e contextualizações.

O projeto foi crescendo ao longo dos anos e tornou-se um modelo de prática pedagógica bem sucedida no Ensino Médio, tanto é que foi levado a Belo Horizonte em 2013 representando a SRE-PA e assim publicado, o que trouxe como resultado a partir deste ano, além de reconhecimento o repasse de uma verba a ser investida no próprio projeto que foi ampliado a todo Ensino Médio e 9º ano do Fundamental, sendo inclusive desenvolvido pelas professoras Adriane Brasil e Fernanda Guerra. Assim, os alunos não terão gastos com as viagens e contarão com novos recursos dentro das atividades propostas, como afirmou a supervisora Andréa Borsato Pinto, que representou a escola em BH.

Para finalizar, a professora Salete Laranjo relatou que o projeto permite que os alunos, cidadãos empoderados, tomem suas decisões com base nas informações e conhecimentos adquiridos, podendo a partir do desenvolvimento das habilidades e competências exercerem com dignidade, satisfação e eficácia a escolha profissional ou acadêmica que melhor se enquadre ao seu perfil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA