A história de Shazan e Xerife

(Por Adjair Franco)

Duas personalidades de nossa cidade: Claiton (Shazan) e Clélio (Xerife). Irmãos gêmeos, filhos do senhor Sílvio Gomes e da senhora Luzia Augusta Gomes. Nascidos de parto difícil, quem realizou o procedimento foi o senhor Adelino Carneiro Pinto. Xerife nasceu primeiro e Shazan, uma hora depois.

Muito amigo do Coronel Horácio Capistrano, foi a ele que Sílvio Gomes deu a honra de apadrinhar um dos dois personagens. O nome Clélio foi uma homenagem à esposa do Coronel, chamada Clélia. Uma grande benfeitora de nossa cidade. Por ser muito amigo do senhor Clóvis Amorim, foi dele a missão de se tornar padrinho do pequeno Claiton.

Os apelidos

Os meninos foram apelidados por Luiz Carlos Lemos Carneiro de Shazan e Xerife por causa de um seriado da televisão, muito assistido na época. Eram dois personagens super atrapalhados e divertidos que decidiram percorrer o mundo ou, ao menos, o Brasil, em busca de emprego. Juntos, viviam as situações mais inusitadas, contracenadas pelos atores Flávio Migliaccio e Paulo José. Quase sem querer, os apelidos vieram bem a calhar, já que os dois se tornaram grandes aventureiros. Ambos saíram de Santa Rita e foram morar em Santos. Lá, se formaram e sempre voltavam à terra natal para rever os amigos que aqui deixaram. E era sempre uma festa quando retornavam! Santistas de coração, quando tem jogo do Peixe, Xerife fica todo apreensivo, na expectativa de vitória. Outro passatempo seu é contar os fatos marcantes de sua história e as boas lembranças que não se apagam de sua memória.

Depois de muitos anos, Xerife voltou para Santa Rita, onde reside até hoje. Antes, morou um bom tempo em Salvador, onde nasceu a sua filha, Gabriela, que hoje reside em Arquipélago de Açores – Portugal. Xerife também morou no Espírito Santo e outros lugares. Muito carismático, é conhecido por todos e, por onde passa, fica para bater papo com os amigos. Shazan mora em Valinhos, onde também é muito querido, mas jamais se esquece dos amigos que fez em Santa Rita.

Agradeço a Shazan e Xerife pelo privilégio de tê-los em nossa presença e também pela amizade. São pessoas muito especiais e muito importantes em nossas vidas!

Recent Posts

O santa-ritense acusado de conversar com Hitler

(Por Cônego Augusto José de Carvalho) Chegou a Festa de Santa Rita de 1944. Quando…

48 minutos ago

Você já ouviu falar no bloco Ridemo?

(Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí – Era o carnaval de 1968, e a…

53 minutos ago

O Grandioso Cassino do Lago Guanabara: Luxo e Tragédia à Moda do Titanic e da Ilha Fiscal

Por Carlos Romero Carneiro Enquanto buscava atrações interessantes no sul de Minas, deparei-me com uma…

1 hora ago

Recortes raros contam histórias incríveis sobre Santa Rita do Sapucaí

Fizemos uma visita ao site da Hemeroteca Nacional e encontramos diversas raridades sobre a história…

6 dias ago

Os últimos dias de Fernando da Gata

(Luiz Fernando Emediato) O ladrão está morto Na garagem da delegacia, metido num caixão, trajando…

6 dias ago

Do velho mercado ao tio milagreiro, as recordações de Anízio Dias dos Reis

 (Por Carlos Romero Carneiro) Anízio Dias dos Reis nasceu no bairro rural do Vintém e…

1 semana ago