Um papo com Francisco Moreira Neto

Como era o Coronel Francisco Moreira?

Meu avô era um homem muito metódico, embora fosse uma pessoa muito calma. Era um escravo do relógio (olhava sem parar) e tinha o hábito de fumar cinco cigarros (Continental, sem filtro) por dia, que carregava em uma cigarreira. Álcool eu nunca o vi beber. Outro de seus hábitos era acordar antes do amanhecer. Todos os dias, levantava-se de madrugada, por volta de quatro e meia da manhã, e fazia uma meditação de meia hora. Em seguida, tomava banho frio e visitava as suas fazendas de Jipe. Depois do almoço, ia ao banco, onde fechava seus negócios. Enquanto andava pelas ruas, cumprimentava todas as pessoas que via e dizia para que eu fizesse o mesmo. Às quatro e meia da tarde, voltava pra casa, vestia um pijama e ficava refletindo por cerca de uma hora e meia. Nesse período, ele não dormia. Apenas pensava na vida.

Por que ele usava sempre uma bengala?

Dizia sentir uma fraqueza muito grande abaixo dos joelhos e tinha medo de não poder mais andar. As duas bengalas dele estão até hoje comigo. Uma ele usava aqui em Santa Rita e a outra ficava no Paraná.

capinhaComo é a história dos bancos fundados por ele?

Meu avô fundou o “Banco Santarritense”, no ano de 1914, em sociedade com o Coronel Joaquim Inácio. Era um banco pequeno e tinha filiais em Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço e outras cidades. Ao todo, eram mais ou menos umas doze agências. Em 1927, meu avô foi a Belo Horizonte e conheceu o senhor Clemente Faria, dono de um outro banco, mais ou menos com as mesmas características do dele e resolveram se associar. Com esta fusão, suas agências passaram a se chamar “Banco da Lavoura de Minas Gerais”. Talvez por bairrismo, meu avô convencionou que as agências em torno de Santa Rita do Sapucaí continuassem se chamando “Banco Santarritense” por um período de 10 anos, até 1937.
No Banco da Lavoura, meu avô ficou muito amigo do Magalhães Pinto (Que mais tarde se tornou governador). Ele não era rico, mas era um funcionário muito qualificado. Aos 21 anos, já havia se tornado gerente, o que era muito raro para a época. Desde então, passou a ser um homem de sua confiança, em Belo Horizonte.

Em 1943, estávamos entrando na ditadura e houve o Manifesto dos Mineiros. Nisso, meu avô, apesar de grande acionista, foi obrigado a deixar a presidência do banco, já que seu partido era contra o governo. No ano seguinte, ele e Magalhães resolveram criar um novo Banco: o Banco Nacional de Minas Gerais. Enquanto ele controlava a região, Magalhães Pinto comandava em torno de Belo Horizonte. A agência número 1 foi aqui em Santa Rita e Francisco Moreira foi o presidente até morrer, em 1957.

Francisco Moreira foi prefeito?

Ele entrou na política local em 1912 e foi prefeito até por volta de 1936. Ele foi eleito sucessivas vezes e permaneceu na prefeitura por cerca de 25 anos. Além de ter rea-lizado inúmeras obras, considero que uma de suas maiores ações foi trazer, de Passa Quatro, o Senhor Mizael Augusto Pinto.

chicomoreira

Quem foi o senhor Mizael?

O senhor Mizael eu considero uma das figuras mais injustiçadas de Santa Rita. Foi importantíssimo para a cidade e pouca gente sabe. Foi ele quem construiu os prédios do Grupo Delfim Moreira, da Escola Sinhá Moreira, do Fórum e daquele paredão que existe atrás da Escolinha de Fátima. Ele é pai do senhor Adelino Carneiro Pinto.

Sinhá Moreira se espelhou nos antepassados para empreender suas obras?

Acredito que sim , pois eles eram muito empreendedores. Seus tios eram muito avançados para a época. Era preciso ser muito idealista para fundar um banco, construir um cinema, tornar-se governador e presidente e trazer uma usina de energia elétrica, como eles fizeram.

Como era o gênio de Sinhá Moreira?

Sinhá era uma pessoa muito boa, mas muito enérgica. Ninguém brincava com ela porque era muito durona. Meu avô até falava: “Adoce a voz para falar com os outros.” Quando ela estava brava, se alterava um pouco. Ele também dizia para ela nunca chamar a atenção de um funcionário na frente dos outros para não humilhá-lo.

Quais eram as distrações do Coronel e de dona Sinhá?

Meu avô gostava muito de ir ao Mercadão. Todo domingo ia lá e ficava conversando com os amigos. Brincadeiras ninguém fazia perto dele. A impressão que eu tinha era de que ninguém contava piadas enquanto ele estava perto. Já Sinhá, tinha como hobby colecionar gatos. Ela tinha uma gataiada na sua casa que era uma coisa louca.

Francisco Moreira fundou duas cidades?

Ele fundou Cornélio Procópio e Santa Mariana, no Paraná. Essas cidades foram criadas dentro das terras dele. A primeira é do tamanho de Pouso Alegre. A segunda é bem pequena. Uma curiosidade é que a igreja de Santa Mariana é uma cópia da nossa matriz, antes da reforma.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY