O Brasão de Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí possui um brasão muito bonito e que estampa a bandeira do município. Além de diversos elementos que remetem a figuras representativas para a constituição de nossa cidade, há também a inscrição “Angulus Ridet”, em destaque. Mas, afinal, o que significa esta expressão que também figura na bandeira da cidade de Itanhaém, no interior de São Paulo? E o que quer dizer cada um destes elementos? É o que iremos descobrir…

O brasão

Em 1975, ano do sesquicentenário da fundação de Santa Rita do Sapucaí (150 anos), o então prefeito, Capitão Paulo Cunha Azevedo, abriu um concurso para escolher o emblema que seria empregado como símbolo, em nossa bandeira. Tal símbolo, seria escolhido por uma comissão definida pelo então prefeito. Foi, então, que encontraram, nos arquivos da prefeitura, um emblema que seria usado como brasão definitivo e o concurso acabou não acontecendo. Seu autor era Waldemar Figueiredo, professor de desenho do extinto Instituto Moderno de Educação e Ensino (IMEE), que o ilustrou entre os anos de 1934 e 1940.

O Brasão sobreposto pela coroa

Grande admirador de Santa Rita do Sapucaí, Waldemar criou um brasão, sobreposto por uma coroa que remete ao ano da fundação do povoado, 1825 (três anos após a proclamação da independência). Tal elemento lembra um tempo em que o Brasil ainda estava submetido ao regime imperial.

Cantinho Feliz

Encontramos um texto de Antônio Oliveira, morador de Belo Horizonte, que reflete muito bem sobre o significado da expressão “Angulus Ridet”, presente em nosso brasão. Curiosamente, tal expressão estabeleceria relação espontânea com o elemento “Cidade Feliz”, tão buscado através do movimento “Cidade Criativa”:
“A locução “Angulus Ridet”, em latim, corresponde a um fragmento de um verso em uma ode de Horácio: um dos maiores poetas da Roma Antiga. Significa, literalmente, um ângulo que sorri, isto é, um “Cantinho Feliz”. Um recanto bucólico, um alqueire, uma nesga de terra que pode nos fazer felizes. Em suma, o significado é: coisas pequenas, coisinhas, miúdas e graciosas, lugares calmos e tranquilos, um abrigo para desabrigados, uma casa de campo distante do caos urbano. Pois é aí que se encontra a felicidade. A capela no alto da serra pode proporcionar mais elevação de alma do que as ogivas de uma majestosa catedral. As criancinhas costumam se encantar com brinquedinhos e bonecas nem sempre os mais caros.”

O fumo

O brasão de Santa Rita do Sapucaí possui a representação central de um ramo florido de fumo, sobreposto pela inscrição “Angulus Ridet”. Também é adornado, nas laterais, por ramos frutificados de café.

Este ramo de fumo remete à primeira fonte econômica do município. Como, a partir da primeira metade do século XIX, a produção do povoado era escoada através das tropas de mulas e burros, havia a necessidade de “leveza” no transporte, proporcionada pelas folhas. O chá era produzido no atual morro da Vista Alegre e no Santo Antônio. Já o fumo, principal fonte econômica, era produzido em várias fazendas.

O café

Reza a lenda, que a primeira muda de café foi trazida de São Paulo, em 1870, pelo Cel Antonio Paulino. Plantado nos fundos do quintal por sua esposa, a bebida era muito apreciada por seu sabor e aromas bem mais vigorosos do que o chá, consumido até então. Sua produção, no entanto, continuou restrita ao uso doméstico até a chegada da ferrovia, em 1894, possibilitando o escoamento.

Em nossa bandeira, o ramo de café, com seus frutos vermelhos e maduros e suas folhas verdes, representa o crescimento do município, após a sua emancipação, superando todas as crises.

As cores

As cores remetem ao pavilhão nacional, com elementos em verde, amarelo, branco e azul.

(Carlos Romero Carneiro)

Agradecemos, mais uma vez, ao amigo e jornalista, Jonas Costa, que nos auxiliou na produção desta matéria através de pesquisa histórica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA