Os povos indígenas que habitavam Santa Rita (Por Jéssica Fernanda)

Até o início do Século XIX viviam, no território que hoje conhecemos como Santa Rita do Sapucaí, os índios Puri-Coroados. “Puri”, tem sua origem na língua dos Coroados, que significa “ousado”. Isso se deve ao fato de atacarem seus inimigos de surpresa e também por sua mobilidade entre os vales das serras. Os povos Coroados são facilmente identificados por raspar o cabelo, deixando-o em forma de coroa. Acredita-se, pelas afinidades da língua, que os povos Puris e Coroados fossem da etnia Macro-jê, tornando-se um só povo. Os Puri-coroados viviam nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que compreendem a região Sudeste.

Há indícios da existência de outros povos indígenas da região, antes mesmo dos Puri-coroados. Segundo matéria do jornal O Correio de Santa Rita do Sapucaí – edição de maio de 88, foram encontrados cemitérios indígenas na fazenda Belvedere, onde estavam, além de corpos, seus machados.

Apesar dos indícios encontrados, contados pelo jornal, não há muitos registros que desvendem mais histórias sobre os povos originários que aqui viviam. Mas sabemos que o Rio Sapucaí foi de suma importância para a sobrevivência deles, já que viviam da pesca, da caça, dos frutos selvagens e da caratinga (uma espécie de cará), que assavam em fornos subterrâneos. Sabe-se, sobretudo, que boa parte deles foi submetida ao trabalho escravo. O nome Santa Rita do SAPUCAÍ vem da árvore SAPUCAIA. O nome é um presente dos povos originários e significa: “o rio que canta, rio que grita”. Nossa história começou muito antes da doação das terras do casal de portugueses Manoel José da Fonseca e sua esposa Genoveva Maria Martins, como conta a história local. Ela começa com os povos originários que foram escravizados e devemos honrá-los e incluí-los em nossos ‘causos’ locais. E você, sabe alguma história dos povos indígenas que habitaram nossa região?

Fonte: Wikipédia (“Puris”) e jornal O Correio de Santa Rita do Sapucaí – edição de maio de 88

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA