Após os 40, casal santa-ritense realiza sonho antigo de estudar medicina

Estudar medicina não é mais um privilégio para poucos. Entenda como você também pode realizar esse sonho.

Estudar medicina é o sonho de muita gente, mas com a grande concorrência nos vestibulares e o altíssimo valor das mensalidades, a grande maioria dos sonhadores não chega nem mesmo a tentar.

Isso era a realidade do passado! Enxergando essa fatia do mercado, as universidades dos países vizinhos têm investido em seus cursos de medicina e, com valores muito abaixo dos praticados no Brasil, têm atraído cada vez mais brasileiros.

E se você pensa que são só os jovens que estão se beneficiando dessa nova realidade, está muito enganado! Nossa equipe entrevistou um casal aqui de Santa Rita do Sapucaí que enxergou nessa nova tendência de intercâmbio acadêmico a oportunidade de realizar o sonho da juventude de cursar medicina, algo que, até pouco tempo atrás, parecia impossível.

Rodrigo Siqueira, de Santa Rita do Sapucaí, e Eluse Nogueira, de Alterosa, tinham uma vida consolidada em Pouso Alegre, onde moravam com suas duas filhas, de 13 e 8 anos. Ele, aos 45, e ela, aos 40 anos, decidiram abdicar de suas carreiras para embarcar nessa aventura, mas claro, com planejamento e responsabilidade.

Após muita pesquisa, analisando valores, estrutura, condições de ensino e moradia, identificaram a faculdade que apresentava o melhor custo-benefício, a Universidade Central do Paraguay, que fica na Ciudad Del Este, cidade paraguaia que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

foto_principal.jpg

No início, o casal teve o apoio de alguns, mas se deparou também com a surpresa de outros, que não se conformaram com tamanha ousadia. Hoje, no fim do segundo semestre e, já mirando o segundo ano, estão completamente realizados e com a certeza de que tomaram a decisão mais acertada. “Foi um pouco difícil deixar tudo para traz, deixar parentes, amigos e o conforto que tínhamos, mas asseguro que, com fé, dedicação e resiliência, tudo é acalentado. Tudo está valendo a pena! Em breve seremos médicos e encaminharemos nossas filhas na medicina também”, conta Rodrigo.

Moradia

O mais interessante é que, para estudar na melhor faculdade do Paraguai, não é preciso deixar o Brasil. A proximidade das cidades da fronteira é tanta que a família decidiu morar em Foz do Iguaçu (PR). “Nos encantamos no primeiro contato, encontramos uma cidade linda, moderna, limpa e organizada”, conta Eluse.

Depois do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu é a cidade mais visitada por turistas em todo o Brasil. Além de ter uma ampla diversidade cultural, abriga uma das 7 Maravilhas da Natureza no mundo inteiro, as Cataratas do Iguaçu.

Mesmo sendo uma cidade turística, não possui um custo de vida elevado. Rodrigo conta que, sendo morador comprovado da cidade, tem descontos em restaurantes, eventos e, muitas vezes, até mesmo isenção total nas inúmeras atrações turísticas que a cidade proporciona.

Quem mora no Brasil tem várias alternativas para chegar até a faculdade. Muitos estudantes possuem carro próprio e oferecem caronas compartilhadas, outros optam por ir de van. Rodrigo e Eluse fazem a travessia de motocicleta e relatam gastar apenas 25 minutos da residência da família, no Brasil, até a faculdade, no Paraguai. Há até quem se aventure cruzar a fronteira de bicicleta.

Do outro lado

Certo, já entendemos que “Foz”, como é carinhosamente chamada por lá, é uma cidade maravilhosa. Mas, e do lado de lá, será que é como a maioria das pessoas imagina, uma gigantesca ‘25 de Março’? Quando perguntado sobre isso, Rodrigo nos conta que, assim que se chega a Ciudad Del Este, o que se encontra é um grande centro de compras, que tem desde lojas muito sofisticadas que vendem o que há de mais moderno em tecnologia aos famosos camelôs, com um grande fluxo de pessoas e trânsito desorganizado, mas que isso não os incomodou. Muito pelo contrário, “achamos tudo interessante e diferente”, conta Eluse, que esclarece que, após atravessar o centro de compras, o que se encontra é uma cidade normal, organizada, com transito fluindo normalmente, “tudo muito bacana e, principalmente, seguro”, complementa.

A faculdade

O casal conta que a faculdade superou as expectativas das pesquisas que haviam feito. “Ao chegarmos na faculdade, nossos olhos brilharam. Naquele momento, ficamos orgulhosos de nós mesmos pela escolha que fizemos”. O encantamento se deu por se tratar de uma faculdade moderna, limpa, organizada, com laboratórios de ponta, salas de aula com uma superestrutura, com sistema áudio visual de primeira qualidade, carteiras ergométricas e muita tecnologia, como a presença dos alunos, que é comprovada por biometria.

“Funcionários extremamente profissionais, educados e cativantes. É certamente a melhor faculdade de medicina do Paraguai”, afirma Rodrigo. “A cada dia que passa a faculdade se supera em organização, inovação e dedicação aos seus alunos. Seu corpo docente é altamente qualificado, possuindo professores doutores e professores licenciados, todos extremamente capacitados”, complementa.

A faculdade conta com biblioteca ampla e completa, sala de informática, auditório, lanchonete, restaurante, loja de uniformes e livros e internet disponível em todo espaço de convivência acadêmica. Além disso, a faculdade tem um diretório acadêmico bastante ativo, a Atletica Imperium, que promove diversas atividades recreativas como jogos, campeonatos, festas e eventos em geral.

Curiosidades

Até estarem totalmente aptos a falar e escrever em espanhol, todos se entendem por meio do bom e velho “portunhol”. Vale ressaltar que a faculdade tem como proprietário um brasileiro e que, a cada 100 alunos, 98 são brasileiros.

A faixa etária é bastante diversificada, com alunos dos 18 aos 60 anos de idade. “Tenho colegas de todos os estados brasileiros, colegas com formação em áreas fora da saúde, com formação em áreas da saúde (estes podem eliminar algumas matérias) e colegas que simplesmente terminaram o ensino médio e já ingressaram na faculdade, todos com o mesmo sonho, cursar medicina”, relata Rodrigo.

Eluse e Rodrigo interagindo com seus colegas de turma em uma das áreas de convivência da faculdade.

Sonho próximo de se tornar realidade

Se você tem ou, pelo menos, em algum momento da vida, já teve o desejo de estudar medicina, saiba que agora isso é totalmente possível. Sem ter que enfrentar os concorridos vestibulares brasileiros e pagando um preço justo pelo curso, a cada ano que passa, é maior o número de brasileiros que atravessam a fronteira com esse propósito.

Inseridos nessa extraordinária experiência, Rodrigo e Eluse decidiram facilitar a vida de outros brasileiros que compartilham do mesmo sonho. Através da iniciativa Medicina Sem Fronteira, prestam uma consultoria acadêmica totalmente gratuita, com o único objetivo de facilitar o ingresso de novos brasileiros na Universidade Central do Paraguay. Além de tirar todas as dúvidas dos interessados em estudar medicina no Paraguai, o casal sul-mineiro se dispõe a realizar a matrícula na faculdade, auxiliar na procura de uma moradia, seja no lado brasileiro ou no lado paraguaio, orientar sobre a documentação exigida pela faculdade e o governo paraguaio e, repetindo, essa consultoria é gratuita.

Como lá não tem vestibular, os interessados devem se apressar, pois as matrículas se encerram tão logo há o preenchimento das vagas. Clique aqui e saiba mais sobre a Consultoria Acadêmica Medicina Sem Fronteira.

Fotos de Eluse e Rodrigo na Universidade Central do Paraguay.

Matrículas estão abertas para o segundo semestre de 2020. Mais informações, via WhatsApp: +55 45 9 9157-7474

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA