Ele seria espiado mais de um século depois

Retorne mais de cem anos e verá uma cidade engatinhando. Tudo o que se percebia eram algumas residências próximas à estação, em torno da igreja e nos pontos mais altos da cidade.

No fim de tarde de uma quarta-feira, vemos um homem de chapéu e guarda-chuva perder-se em devaneios, diante de uma obra que viria a transformar o panorama dali em diante. Talvez suspeitasse de que aquela seria a última vez que veria a sua terra despovoada.
Ao seu lado, a estrutura de madeira que seria utilizada para extrair o barro de um morro que ficaria conhecido como Esguicho, ainda não estava concluída. As hastes, entretanto, pareciam prontas para receber uma calha que levaria o barro a 100 metros adiante. Nem mesmo o muro de pedras, nos fundos do Grupo Escolar Delfim Moreira, atual Escolinha de Fátima, havia sido construído.

Sem as residências, as distâncias pareciam menores. Dali era possível ver as casas gêmeas em frente à estação, dois barracões no que viria a se tornar uma avenida com o nome de um presidente que ainda nem fora eleito governador e uma pedreira explorada pelos antigos moradores.

Ao que parece, nem mesmo a Escola Normal estava finalizada. À primeira vista, não dá para avaliar se o primeiro prédio, à direita, era da escola ou de um Seminário demolido décadas depois.

Naquele exato momento, o homem distinto (seria o senhor Adelino?) vislumbra o que poderia se tornar a cidade, sem imaginar que seria espiado por milhares de leitores, mais de um século depois.

É interessante deduzir como aconteceu a constituição da cidade através do registro fotográfico. Repleta de pântanos e sem saneamento, Santa Rita foi primeiramente povoada nos pontos mais altos e perto da estação, nos arredores do rio Sapucaí e, só depois, espalhou-se pelo que viria a ser o centro.
Naquela altura, a iluminação havia acabado de chegar e a cidade experimentava um desenvolvimento inédito. Se acompanharmos a trajetória da armação de madeira, veremos o ponto de partida para a distribuição do barro, em uma área de várzea. A própria Várzea, por sua vez, ainda era floresta. Três décadas mais tarde, o novo hospital substituíria a Santa Casa, instalada bem atrás daquele homem.

(Carlos Romero Carneiro)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA