Incríveis previsões para 2019

Este texto, publicado originalmente em 1969 por um guru que assinava “MV”, contém diversas previsões para Santa Rita do Sapucaí, em 2019. O interessante é que, em muitas delas, ele acabou acertando. Confira como um de nossos habitantes imaginava o futuro da cidade, na segunda metade do século XX.

Engenharia solar

No futuro, a nossa agricultura será toda mecanizada e a produção será altíssima. No setor de ensino, não teremos mais analfabetos e seremos um grande centro de ensino eletrônico, formando, neste ramo, os melhores engenheiros e técnicos do país. Além destes, nós formaremos engenheiros de energia atômica e solar. Na parte de agronomia, também teremos engenheiros, assim como técnicos em eletrônica e em Veterinária. Na Administração de Empresas teremos grandes especialistas. Teremos o sistema de ensino primário e secundário gratuito para todos. Por testes, será mostrado a cada um o ramo que deverá seguir.

Um obelisco no Estádio

Santa Rita será 6 vezes maior. Aqui cabe uma pergunta: prefeito e futuros prefeitos, onde está o Plano Urbanístico da Cidade? O centro da cidade será deslocado alguns me-tros do atual. O estádio Erasmo Cabral será o ponto equidistante de todos os extremos da cidade. Creio que teremos desenvolvimento em todos os sentidos, mas as partes que se desenvolverão mais serão: até a fazenda do Sr. Huet Moreira, a várzea do Sr. Francisco Moreira e a várzea do sr. Benedito Rennó.

A metrópole

A população do Brasil será de mais de 200 milhões de habitantes. Santa Rita, hoje com 26 mil habitantes, em 2019 contará com 80 mil, sendo que 10% morarão fora da cidade e 72 mil pessoas morarão no perímetro urbano.

As viagens em 2019

Estamos no centro do triângulo – Rio – São Paulo – Belo Horizonte. Daqui a São Paulo gastamos de automóvel, mais ou menos, 3 horas. Em 2019, teremos uma auto-estrada bem melhor do que as que existem hoje nos Estados Unidos (pois a técnicas estarão bem mais avançadas). Por isso levaremos, no máximo, uma hora e meia até lá. Pelo mesmo motivo, para viajarmos ao Rio ou a BH, gastaremos 3 horas.

O futuro da habitação

Contamos com, aproximadamente, 3.000 casas, dando uma média de 9 habitantes por cada residência. Em 2019, teremos 18.000 moradias, passando a ser 4 pessoas por cada casa. Isto se deverá dar porque o governo tentará resolver de qualquer maneira este problema, através do BNH.

As 8 pontes sobre o rio Sapucaí

Não teremos o problema de pontes, pois, em 2019, contaremos com 8 pontes na cidade e o rio já estará retificado, sem correr o risco de enchentes.

O polo industrial

Na parte industrial, teremos indústrias de plástico, materiais eletrônicos para computadores, de leite em pó, café solúvel, roupas, calçados e de sucos de frutas. A Cooperativa do Leite, com o mesmo número de associados, produzirá dez vezes mais. Seremos associados a uma grande Cooperativa Agrícola, que comprará toda a nossa produção de arroz, milho, frutas, etc. Não dependeremos mais do Café. Devido à grande mão de obra necessária, poucos produzirão. Em 2019, a África terá a hegemonia do café.

A economia

Em 2019, o salário mínimo será NCr$ 1.000,00 (hum mil cruzeiros novos) de hoje. Atualmente, Santa Rita conta com 500 veículos registrados. Até lá, contaremos com 10.000 em circulação.
A ferrovia

As ferrovias serão todas eletrificadas e as cargas serão remetidas por elas. Os caminhões serão utilizados apenas nas distâncias curtas e para entrega em domicílio.

Rodovias

A nova Rodovia São Paulo / Belo Horizonte passará mais perto de Santa Rita e contará com duas pistas cada uma, com 4 rolamentos. A atual, que liga a Dutra à Fernão Dias e que também vai a Poços – terá 2 pistas, com dois rolamentos. De Santa Rita à via Dutra se gastará apenas uma hora.

A televisão será colorida

Teremos todos os canais de televisão ocupados. Teremos uma estação de TV no Sul de Minas. Cinemas serão quatro ou cinco. A TV será colorida e assistiremos a programas da Europa, Ásia, África e, logicamente, de toda a América.

O futuro da saúde

Teremos um hospital 10 vezes maior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA