O que podemos aprender com Extrema?

Através do ranking do FIRJAM, índice que estabelece o desenvolvimento dos municípios brasileiros, é possível avaliarmos a situação de Santa Rita do Sapucaí em relação à realidade da região e procurarmos alternativas para que a cidade evolua, em todos os níveis, com o passar dos anos.

8
Municípios mais desenvolvidos de Minas Gerais, segundo IFDM

No ranking estadual, a cidade aparece em 19º lugar, com índice de 0.8268, o que nos coloca no patamar dos municípios com alto desenvolvimento (superior a 0,8). Em escala nacional, ocupamos a posição 219.

1
Segundo IFDM, “Renda e emprego” em Santa Rita do Sapucaí ainda precisa melhorar.

Nos quesitos educação e saúde, a cidade apresentou índice considerado alto para os padrões nacionais. Em contrapartida, obtivemos um patamar considerado “moderado” no quesito “Renda e Emprego”, fator que nos posicionou abaixo dos índices obtidos pelas cidades que mais cresceram na região. Isso nos leva a deduzir que ainda existe uma demanda muito forte por “salário” e “boas oportunidades”.

6
Nossa evolução geral, nos últimos anos…

Se avaliarmos o quadro abaixo, veremos que, de 2005 a 2013, não houve uma evolução em “renda e emprego”, o que limitou o desenvolvimento de Santa Rita do Sapucaí. O mesmo não aconteceu com o quesito “educação” que, a partir de 2011, deixou de obter uma evolução “moderada” para obter “alto rendimento”, segundo o mesmo índice.

9
Nos últimos anos , Santa Rita não evoluiu em “Renda e emprego”.

O caso de Extrema

Vemos, abaixo, a evolução de Extrema em “Renda e Emprego”:

Com pouco mais de 33 mil habitantes, Extrema evoluiu muito a partir de 2008, quando grandes empresas começaram a se instalar no município, atraídas pela localização privilegiada e pelos benefícios concedidos pelo poder público. Desde 2000, a cidade atraiu mais de 100 empresas ao seu Parque Industrial e tudo mudou.

10
A evolução em “Renda e Emprego” da vizinha Extrema

Gestores explicam o segredo de Extrema:

Qual foi o desempenho da cidade em 10 anos?

“Extrema saiu da 569ª colocação em 2005 para a 1ª posição no ranking nacional, na edição de 2015.”

Por que Extrema cresceu?

“Porque sempre buscamos atrair empresas de grande porte para garantir emprego e aumentar a renda dos cidadãos.”

5
Posição de Santa Rita em relação a Extrema

Qual é a arrecadação da cidade?

“Extrema possui receita de R$ 162 milhões para 2016 e cerca de R$ 40 milhões em caixa.”

Extrema cresceu por sua localização privilegiada?

“Se fosse pela localização às margens da Fernão Dias e na divisa dos estados, deveríamos olhar para as cidades mais próximas. Ambas estariam em posição de destaque, afinal estão tão bem localizadas geograficamente quanto nós e são municípios limítrofes ou próximos da divisa de estado. Isso não aconteceu com eles.”

Qual é o segredo?

“Conforme palavras da Chefe da Divisão de Pesquisa e Estatística do FIRJAN, ‘Extrema é um caso especial, pois conseguiu reverter as conquistas econômicas para a área social.’”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA