Empresários criam curso de programação para crianças em Santa Rita do Sapucaí

Bruno Ribeiro é formado em Sistemas de Informação na FAI e é diretor de operações na RW Tech há 18 anos. O australiano Luke Kiernan cuida do setor administrativo na Fluency Idiomas ao lado de sua esposa Viviane. Desta união entre a escola e a experiência tecnológica surge Fluency Code, escola de programação para crianças que está pronta para iniciar as suas atividades. Conheça um pouco deste trabalho através de um bate-papo com os dois sócios.

Como surgiu a ideia de se criar a Fluency Code?

Bruno: Temos visto muitas ações de empresas de TI (Tecnologia da Informação) voltadas a fomentar escolas e instituições e incentivarem seus alunos a programar. Quando pesquisamos, percebemos que o Brasil ainda está muito defasado e que, em alguns países, a disciplina de programação faz parte da grade curricular destas crianças. Como sou formado em Sistemas de Informação tenho a noção de que aprender a programar desde cedo proporciona benefícios impossíveis de se mensurar. A nossa grande missão será a de, justamente, transmitir aos pais todas as possibilidades e benefícios do aprendizado da programação de uma maneira espontânea e natural.

E qual é o objetivo do curso?

Bruno: Nós não ensinamos uma profissão. Nosso objetivo não é ensinar uma criança a programar para que ela se torne cientista de computação daqui a pouco. Iremos ensiná-la a raciocinar de maneira lógica, resolver problemas, trabalhar em equipe.

Quais ferramentas serão empregadas no curso?

Luke: Iremos utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) chamada Scratch e um “Currículo Emergente” que incentiva as crianças a explorarem os assuntos que lhe despertem maior interesse.
Bruno: Como nossa intenção não é ensinar uma linguagem de programação, mas ensinar a criança a pensar, teremos um conteúdo dinâmico que utilizará as ferramentas a que ela mais se habituou para atingirmos o nosso objetivo.

O curso incentiva a paixão pela tecnologia?

Bruno: Com certeza! Santa Rita já é um polo de desenvolvimento de novas tecnologias e a cidade demanda isso. Como o município respira eletrônica, queremos plantar esta primeira semente e despertar a paixão de nossos alunos para a tecnologia desde cedo para que eles cresçam com esta competência um pouco mais desenvolvida.

A quem se destina o Fluency Code?

Luke: A crianças entre 7 e 14 anos. Teremos vários níveis dentro do curso, de acordo com as faixas etárias.

Quando a Fluency Code terá início?

Devemos começar o curso no início de março e teremos horários noturnos. Dependendo da demanda, também iremos oferecer cursos diurnos.

Recursos a serem aplicados:

Scratch, Tynker, Minecraft, Lego Wedo, Makey Makey, Hackety-Hack, Etc.

Metodologia:

– Princípios básicos da programação.
– Introdução à robótica.
– Princípios técnicos de informática
– Conceitos matemáticos aplicados à informática.

Informações:

Fluency no Facebook

Endereço:

R. Cel. Joaquim Neto, 301.
Ligue: 3471 0110.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA