Conheça os jovens engenheiros duplo diplomados pelo Inatel e universidade alemã

Imagina poder fazer um intercâmbio na Europa e ainda ser diplomado como engenheiro por duas instituições de ensino, uma no Brasil e outra na Alemanha? Pois os engenheiros Tayla Simões e Pedro Santos conquistaram este feito, com muita dedicação e trabalho. A entrega simbólica do diploma e registros escolares foi realizada no dia 27 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí/MG, durante a premiação da Feira Tecnológica do Inatel – Fetin. Mas vamos voltar um pouco no tempo e saber como essa história começou.

Desde 2005, o Inatel possui convênio com a Jade University para participação em um curso de verão na escola alemã na área de Engenharia Biomédica. Em 2013, essa parceria foi ampliada para intercâmbio da graduação. E foi nesse mesmo ano que os ainda estudantes Tayla e Pedro foram para a Alemanha. “Em nosso estágio de um ano, teríamos que participar de 15 assuntos, tanto em inglês como em alemão, bem como escrever e apresentar uma tese de bacharel. Não podemos dizer que foi fácil, mas definitivamente valeu a pena!”, relembra Pedro.

Os dois voltaram para o Brasil e terminaram o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel em 2016. Agora, a entrega do diploma e registros escolares da universidade alemã foi feita pelo professor Dr. Ing. Jens Werner, que estava em Santa Rita do Sapucaí acompanhando os alunos participantes da Fetin. O professor destacou a parceria entre Jade e o Inatel e disse que, em breve, estudantes alemães devem vir fazer estágio na área de desenvolvimento do Instituto.

Empreendedores

Além de uma oportunidade incrível de aprendizado, foi durante a temporada na Europa que os engenheiros Tayla e Pedro tiveram contato com uma tecnologia para grandes eventos e que foi inspiração para a Smart Brace, empresa especializada em soluções no controle de acesso em eventos, utilizando pulseiras tecnológicas por meio do RFID (Identificação por radiofrequência). A empresa está na Incubadora de Empresas do Inatel e já teve a solução aplicada no carnaval do Bloco do Urso e Hack Town, ambos em Santa Rita do Sapucaí. “Nós apresentamos a solução na Fetin 2015, recebemos um prêmio de terceiro lugar e, desde então, o projeto cresceu de uma maneira muito legal”, conta Tayla.

“É uma experiência muito gratificante participar de duas instituições de ensino de tanto respeito. Estamos muito gratos tanto ao Inatel quanto à Jade Hochschule – não só por nos fazer melhores profissionais, mas também pelos momentos incríveis!”, completa Pedro.

Intercâmbio

O Inatel possui convênio com cerca de 30 instituições de ensino de outros países para intercâmbio. Atualmente, seis alunos estão na Jade University, na Alemanha, além de dois estudantes na Irlanda e um na França (Confira a história dele!). Outras informações sobre como participar no site www.inatel.br/intercambios. Ficou interessado em ser aluno Inatel e ter essas oportunidades? As inscrições para o vestibular estão abertas até 29/11, no sitewww.inatel.br/vestibular.

INATEL

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação em períodos integral e noturno (Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações). Também possui pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Mais informações: www.inatel.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA